top of page

REALIDADE AUMENTADA

PAULA ALZUGARAY

Actus é um ensaio sobre a circularidade, um dispositivo meta-crítico, que desafia a condição imersiva do cinema. Na instalação audiovisual de Kika Nicolela, duas dinâmicas discursivas são exibidas em três telas. 

Na tela central, um plano geral apresenta um casal que se engaja em uma discussão. A situação é filmada em um plano seqüência que favorece ao espectador a percepção do fato em tempo real. A discussão avança em direção a um ápice para, então, voltar à fase inicial. A cada recomeço do debate, a câmera assume uma atitude mais incisiva e, em sua indiscrição, torna-se personagem. Na terceira rodada de discussões, torna-se agressiva, escorrendo para fora dos limites do quadro convencional e rompendo com as projeções imaginárias do espaço cinematográfico. A câmera giratória mergulha no espaço ilusório, desvendando-o completamente. Ao sair do quadro, não só revela o set de filmagem, mas o espaço instalativo ocupado pelo visitante. A circularidade serve ao discurso: uma relação viciada. E a quantidade de esmaltes vermelhos experimentados pela personagem feminina é proporcional aos loops que a historia dá.

Com essa manobra, a artista manifesta seu interesse pelos processos de identificação no cinema: quanto o espectador se projeta na imagem. O discurso produzido nas telas laterais intensifica o questionamento sobre as distancias que guardamos das imagens. De volta à inequívoca condição de observadores, somos lançados a um grau de intimidade em relação à imagem, incomum à vida cotidiana. Na ampliação dos movimentos faciais das duas personagens – três minutos convertidos em dezoito, por uma câmera em alta velocidade – alcança-se um campo da subjetividade que não pertence ao real, ao ficcional ou ao documental. 

catálogo da exposição individual 'ACTUS', Centro Universitário Maria Antônia, São Paulo, 2010

bottom of page